As histórias de vampiros sempre fizeram parte do imaginário popular, mas foi o escritor irlandês Bram Stoker quem as colocou em outro patamar quando publicou Drácula em 1897.
Os vampiros se transformaram em criaturas temidas, porém muito mais próximas dos humanos, com sentimentos e desejos bem parecidos com os nossos. Não é a toa que o tema tornou-se o centro de centenas de livros, muitos usados como base para filmes. É claro que o mundo das séries não poderia ficar de fora e também utilizou a sua cota de inspiração literária.
Na segunda parte do nosso especial séries inspiradas em livros chegou a vez dos charmosos sanguessugas.
Fonte da Imagem: Divulgação/CW.
Vampire Diaries
A série The Vampire Diaries estreou na televisão no ano de 2009, muitos anos após a história de Elena, Damon e Stefan ser contada nos livros da escritora L. J. Smith.
O primeiro livro, do que originalmente seria apenas uma trilogia, foi lançado em 1991. A escritora cedeu à pressão dos fãs e escreveu um quarto livro, mas a partir do ponto de vista da personagem Bonnie McCullough, enquanto os três primeiros seguiam as opiniões de Stefan e Elena. Após 15 anos, Smith resolve lançar uma nova trilogia, dessa vez tendo Damon como protagonista.
O maior problema em compara a série e o livro é justamente a falta de semelhanças. As duas contam a história do triângulo amoroso formado por Elena e os irmãos Salvatore, mas basicamente isso é tudo. Um típico caso onde o melhor é conferir ambos para poder tirar sua própria conclusão. A minha? A série é melhor!
Fonte da Imagem: Divulgação/HBO.
True Blood
Mais uma série onde a personagem principal forma um triângulo amoroso com dois vampiros, exatamente como em The Vampire Diaries. Mas as semelhanças param por aí, para a alegria dos fãs do gênero que contam com duas séries bem diferentes para escolherem.
As crônicas The Southerm Vampire Mysteries são fruto da imaginação de Charlaine Harris, e contam as aventuras de Sookie Stackhouse, uma garçonete com o dom especial de ler mentes. Ela acaba se envolvendo com Bill Compton, um vampiro que começa a desfrutar da liberdade que a bebida “tru blood” trouxe para sua raça, que não precisa mais viver escondida.
O primeiro livro, Dead Until Dark (no Brasil, Morto Até o Anoitecer) foi lançado em 2001 e logo fez sucesso entre os fãs do gênero. As crônicas de Sookie já contam com 12 volumes lançados, e mais um deve se juntar a lista em 2013.
A parceria entre escritora e televisão pode render mais frutos, já que uma nova série de livros de Harris pode ser adaptada para às telinhas. Dessa vez são as aventuras de Harper Conelly, uma jovem que foi atingida por um raio na adolescência e adquiriu a estranha habilidade de sentir onde os mortos estão e quais foram os seus últimos pensamentos.
Fonte da Imagem: Divulgação/Space.
Blood Ties
Vicki Nelson era um policial da cidade canadense de Toronto que acaba deixando a força devido um problema de visão e passa a ganhar a vida como investigadora particular.
Durante um dos seus trabalhos ela conhece Henry Fitzroy, um vampiro que alega ser um filho ilegítimo de Henrique VIII. Os dois tentam superar a atração mútua enquanto unem forças para desvendar os casos de Vicki.
O começo de Blood Price, o primeiro dos chamados Blood Books da escritora Tanya Huff, publicado em 1991.
Foi a CBC quem adaptou as histórias de Vicki e Henry, e lançou em 2007 Blood Ties. A série não deu tão certo quanto o livro, talvez por sempre se manter um pouco presa a história original, o que amarrava um pouco o enredo.
A série teve apenas duas temporadas, sendo cancelada em 2008.
Salem’s Lot
É claro que o mestre do suspense Stephen King não ia deixar de dar a sua contribuição às histórias de vampiros!
King lançou em 1970 o livro Salem’s Lot, que conta a grande aventura que o escritor Ben Mears enfrentou quando decidiu voltar para sua pequena cidade natal, Jerusalem’s Lot, e lutar contra alguns monstros de seu passado.
O que o rapaz nunca imaginou que sua busca fosse levá-lo a uma verdadeira batalha contra criaturas que ele nem imaginava existirem.
King utiliza todos os clássicos mitos para montar uma história muito envolvente e assustadora, digna de sua fama.
O livro ganhou uma versão minissérie estrelada por Rob Lowe (de Parks And Recreatins e Brothers & Sisters), lançada pela TNT em 2004. A minissérie mais tarde foi lançada também em DVD.
Buffy – a Caçadora de Vampiros
Buffy entra na nossa lista, mas como uma menção honrosa já que foi a série quem inspirou o lançamento de livros e não o contrário.
As aventuras de Buffy Summers (interpretada por Sarah Michelle Gellar) a adolescente que se transforma em caçadora de criaturas, estreou nos Estados Unidos em 1997. Os dilemas da garota que precisa conciliar as responsabilidades de sua nova vida, sem esquecer as obrigações normais de qualquer pessoa, fizeram um tremendo sucesso.
Foram lançados vários produtos inspirados na série, inclusive o spin-off Angel, centrado no belo “vampiro com alma” e antigo namorado de Buffy, que deixa a pequena cidade e vai para Los Angeles, onde começa a trabalhar como investigador particular. Para quem não lembra, Angel era interpretado pelo ator David Boreanaz, o Booth de Bones !
Gostaram da nossa segunda lista? Estamos esperando pela sua opinião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário